domingo, 25 de setembro de 2011

Dores de Campos, MG, Brasil | S 21° 11.781" - W 44° 01.753"

E lá vamos nós, novamente rumo a uma das partes mais históricas do estado de Minas Gerais e, porque não, do Brasil. Abaixo, acompanhe nossas peripécias pelos lados das Dores do Campo!

20/09/2011 - 1º dia

Na terça feira, primeiro dia de nossa viagem, não precisei madrugar. Nosso compromisso "oficial" seria apenas na quarta feira. Porém, não dava pra chegar a Dores muito tarde, pois senão perderíamos a hora do almoço na Dona Norma e, ir a Dores e não almoçar na Dona Norma, pra mim, é o mesmo que não ir a Dores!

As 07:00 horas, já na porta da casa do Tiago, o famoso "Alcinha", meu companheiro dessa viagem para embarca-lo e seguirmos no trajeto. O rapaz levou tanta bagagem que achei que ele iria passar uma temporada de mais ou menos 10 dias na região!

Apesar de a maioria desse trajeto ser de pista simples, ele é relativamente tranquilo, sem muito movimento. Por conta disso, antes das 10:00 horas, já estávamos em Paraguaçu, pra tomar aquele café da manhã pra tapear a fome até a hora do almoço. Só que dessa vez, andamos esse trajeto a mais atoa. Sempre passo por Nepomuceno, mas na terça, como estávamos meio como fome, optamos passar por Paraguaçu-Varginha-Três Corações pra poder comer aquele queijo quente no Chalé do Queijo, em Paraguaçu. Distância a mais percorrida atoa já que, acreditem se quiserem, não tinha pão para fazer os queijos quentes que queríamos!

Não muito contentes com os folheados de frango que comemos como café da manhã, seguimos viagem pelo trajeto mais extenso, porém, que se leva o mesmo tempo do outro, por andarmos uma boa distância na BR 381, a famosa Fernão Dias, e suas pistas duplas e pedágios baratos!

Com o trecho de Lavras quase todo duplicado (ufa), a viagem rendeu. Antes das 14:00 horas já estávamos estacionando na porta da Dona Norma para bater aquele rango! Jorge Bortoletto, nosso representante da região, nos esperava, mas já havia almoçado. Ele apenas nos fez companhia enquanto comíamos arroz, feijão batido, salada de alface com tomate, ovo caipira, carne de vaca com uma coca de garrafa de vidro bem gelada!

Barriga cheia, hora de dar um pulinho no nosso cliente só pra adiantar uns assuntos extra compromisso da quarta feira. A visita seria rápida porque o Jorge e o Tiago ainda iriam a Prados resolver algumas pendências com um cliente nosso daquela cidade. Eu, sem compromissos pendentes, iria para a Pousada Moura Ávila, nossa base na cidade, para dar uma descansada da longa viagem e colaborar com a digestão do farto almoço para caber aquele torresmo da janta!

Já se passavam das 19:30 horas quando o Jorge e o Tiago voltaram de Prados. A visita não tinha rendido tantos negócios, mas tiveram que esperar enquanto o cliente, e amigo do Jorge, desembaraçava os trâmites do carro novo que havia comprado! Eu morrendo de fome, já esperava na porta da pousada para poder descer para a Dona Norma e comer aquele torresminho com uma cervejinha gelada!

Não esperei os dois tomarem banho. Assim que chegaram com o carro, já peguei as chaves e fui esperá-los lá na Dona Norma, enquanto tomava uma gelada e já ia degustando uma porção de batatinha fritas, cortadas a Portuguesa, e um porção de torresminho caipira, sequinho, frito na hora!

Parece que os dois sentiram o cheiro das frituras, pois, foi só o Wellington colocar as duas porções na mesa que os bonitões chegaram! Barriga cheia, hora de ir descansar, dormir com um friozinho de 9°C pra no outro dia cumprir os compromissos marcados!

21/09/2011 - 2º dia
As 07:00 horas da manhã já estava xingando o Luisinho, o senhor que toma conta da pousada, porque a água quente acabou antes de eu acabar de tomar banho! A sorte que já havia esfregado e e enxaguado tudo. Mas mesmo assim serviu pra aguçar meu mal humor tradicional diário.

As 07:30 horas já estava tomando o café da manhã com o Jorge e o Tiago, na "cobertura" da pousada. Só assim pra dar uma melhorada no meu humor, depois de tomar um jato de água fria enquanto tomava meu banho matutino!

As 08:30 horas, já no cliente, esperando o evento começar, as 09:00 horas. Antes, ainda tomaríamos mais um café servido para os participantes da reunião que envolveu vários fornecedores do cliente. Não tem como vir pra essa região e não engordar pelo menos uns 4, 5 quilos por vez!

O evento durou o dia todo. Almoçamos por conta do cliente, no restaurante como nome de alguma avó, que não me lembro agora. Mas a comida estava muito boa também. Nada comparado com o almoço da Dona Norma, mas muito saboroso também. A tarde, o expediente acabou as 16:30 horas. Bom para sermos liberados mais cedo para poder checar os emails do dia.

Já na pousada, com o calor que fazia durante o dia, não dava pra ficar no quarto. Deus abençoe a Wireless! Por conta dela, pude chegar meus emails na "cobertura" aberta da pousada, muito mais arejada. Enquanto trabalhava, Jorge Bortoletto curtia na TV um Juventus x Bologna, todo relaxado. O Tiago, no quarto, "descarregando" todo o almoço e bolachinhas comidas durante todo o dia!

Depois dos emails respondidos, um banho (quente) tomado, hora de jantar na Dona Norma, novamente! Lá em Dores não temos muitas opções de "lazer" durante a semana. A pequena cidade de pouco mais de 11.000 habitantes praticamente pára depois do expediente e na hora das novelas. A nossa sorte é que o restaurante do Moreira, vulgo Dona Norma abre a noite, senão teríamos que nos contentar com um sanduba do carrinho da praça!

Tendo comido praticamente o dia todo durante a reunião, tive que maneirar no jantar. Tomei dois três copinhos de cerveja gelada e já pedi um lanche com carne, alface, tomate, ovo caipira e batatinha frita, no meio do lanche! Ainda bem que maneirei... Logo depois do jantar, subiríamos pra "cobertura" da pousada pra assistir o clássico Tricolor Paulista versus Gambazada da marginal sem número! Se tivéssemos ganho o jogo, Jorge tava fodido, já que éramos 2 são paulinos contra 1 curintiano! Como ficamos só no empate, fomos dormir cedo, com a voz intacta e o Jorge, com os ouvidos sem dor!

22/09/2011 - 3º dia
Hora de levantar acampamento! Café da manhã tomado as 07:30 horas e pé na estrada de volta pra Franca! Jorge Bortoletto ainda trabalharia na região, cumprindo suas visitas de rotina e só depois rumaria para Juiz de Fora, sua cidade base.

Hoje não teria turismo pelas belas cidades históricas da região. Mesmo com o Tiago me enchendo o saco para passar por Tiradentes, não teve jeito! Eu já estava doido pra voltar pra Franca e a intenção era almoçar em Passos, no Roda Branca, pra saborear aquele filé na manteiga!

No meio do caminho, em São João Del Rei, parada no Rei do Rocambole pra comprar uns presentes pra galera e pro Tiagão conhecer o famoso e saboroso legítimo rocambole de Lagoa Dourada! Não esqueci das minhas comadres, Eide e Josi, bem como de levar um pra casa da Cidona, minha progenitora! Compras feitas, hora de seguir o rumo!

Como já estávamos com os compromissos da agenda cumpridos, a viagem foi mais tranquila. Mesmo passando por Nepomuceno, não iria dar tempo de almoçar em Passos. Chegaríamos muito tarde e, devido aos anos de estrada e experiência adiquirdas, eu sei que quanto mais tarde entrarmos no restaurante, pior é a comida! Decidimos almoçar em Alfenas, quer dizer, entre Alfenas e Alterosa, no Muzambo. Uma comidinha caseira cai bem em qualquer dia! Na quinta, fui de frango caipira, arroz, feijão salada e batata frita!

Quase 17:00 horas, chegamos a Franca. Apesar de ainda dar tempo de devolver o carro antes do expediente terminar, o cansaço e a saudade da minha princesinha fez com que eu passasse em casa antes. Fim da jornada mineira, descansar e me preparar para a próxima!