sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Juréia, SP, Brasil | S 24° 64.468" - W 47°38.578"

Esse diário de bordo é de descanso! Após um longo período de trabalho, desde Março deste ano quando aliás, estreei este blog com o diário de bordo Maceió, AL, Brasil | S 9° 30.615" - W 35° 35.291" , que não postava um diário sobre férias e/ou descansos! Confere abaixo as presepadas deste que vos escreve em 4 dias de descanso com a família e amigos!

04/09/2011 - 1º dia

Depois de dormir apenas 2 horas e 50 minutos, as 03:00 horas da matina já estava de pé, tomando um rápido banho pra começar a carregar a viatura com minhas bagagens, da patroa e da princesa, sem contar parte da compra (a parte gelada) que iria também acondicionada em uma caixa de isopor dentro do bagageiro, mais conhecido como porta malas, do Santanão! Aliás, o porta malas do Santanão, bem como seu espaço interno, mereciam uma homenagem deste satisfeito proprietário desse exemplar injustiçado pela Volkswagen! Maior que ele, acho que só uma Kombi!

Bom, continuando a saga, viatura carregada com parte da carga, Pandora alimentada, QG devidamente trancado à moda João Tranca Tudo, era hora de acordar a comadre Eide para logo em seguida encontrar com o Ricardo, Flavinha, Alice, Ernani (isso mesmo, sem o H) e a Lu (não sei se é Luziane, Lusiane, Luziani ou Lusiani, então fica só Lu pra facilitar) lá no posto Travessia e em seguida seguir viagem!

Depois da galera reunida, já no asfalto, fui ditando o ritmo da toada. Ricardo não havia colocado do "Sem Parar" no Kadetão, então a cada praça de pedágio ele dava uma "esticada" pra ganhar vantagem, já que teve que fazer várias paradas para pagamento, enquanto eu, com meu "Sem Parar", fui batendo recordes de velocidade de passagem, sem quebrar a cancela! No final do diário, conto qual foi meu recorde!

Viagem seguiu tranquila e, depois de quase 03:30 horas, fazíamos nossa primeira parada, no posto Lago Azul, quase na capital Paulista. Quando digo nossa, apenas a galera do Santanão é enquadrada, pois a galera do Kadetão já havia parado no Graal Castelo, em Pirassununga para uma troca de fraldas da dona Alice!

Um queijo quente e uma coca gelada pra mim, como café da manhã, um pão com manteiga na chapa acompanhado de um café com leite quente para as moças e estávamos prontos para seguir viagem, rumo a Iguape, onde pegaríamos a balsa com destino à reserva da Juréia!

Por menos congestionamentos que enfrentamos na BR-116, a famosa Régis Bittencourt, não adianta: são longas 07:00 horas de viagem, no mínimo, até a balsa! Poderíamos ter arriscado um atalho pela Estrada da Barra, antes de Iguape, mas como ela não é pavimentada, não quis correr o risco de ter que ouvir encheção de saco do Ricardo durante as férias por ter quase atolado os carros, já que havia chovido uns dias antes! Resultado, cortamos Iguape pelo centro da cidade, com todas as suas valetas a cada esquina!

Acho que a sorte estava do nosso lado, já que a Balsa estava no nosso aguardo, vazia, para compensar o atraso que Iguape nos causou! Já podíamos sentir o cheiro do mar!!!

Desembarcados na Juréia, a casa já estava preparada pela dona Doca, uma simpática vizinha que é uma espécie de zeladora da casa. Depois de descarregar as viaturas, acomodar cada família em seu respectivo quarto, hora de encher o "pandú" com um cachorro quente esperto, preparado pela patroa, a cozinheira oficial das férias! A ida à padaria buscar os pães já deu para o pessoal conhecer parte da vila, menos a praia, ainda! Barriga cheia, já era hora de apresentar a famosa praia da Juréia aos meus convidados! A patroa não foi, preferiu fazer a princesinha dormir, pra recuperar o cansaço da viagem.

A beleza selvagem da praia da Juréia compensa a longa e cansativa viagem! Mesmo estando "suja" por galhos, árvores (sim, árvores inteiras) trazidas pela maré, já que o rio Ribeira desagua no mar a poucos quilômetros dessa praia e sempre traz esse tipo de "sujeira", a longa extensão de areia dessa praia é reconfortante. Pra quem não gosta de aglomeração em praias, e eu me incluo nessa categoria, não há melhor lugar pra curtir um bom descanso! Pelo semblante e reações do pessoal, acho que o sentimento era mútuo!

Praia conhecida, hora de voltar para casa e preparar o rango do jantar, porque o hot dog do almoço foi só pra disfarçar o fundo do estômago de quase meio dia de viagem! Mas antes, passada rápida no mercado pra comprar alguns fardos de Itaipava gelada, já que este item, assim como os refrigerantes, não vieram de Franca!

No cardápio do jantar, pizza de frigideira do XaX! Mas dessa vez, o cozinheiro XaX surpreendeu com um visual "selvagem", pra combinar com o ambiente! Depois de arrancar algumas risadas da galera, bora pro fogão! O Ricardo ficou por conta das bebidas alcoólicas, preparando receitas aprendidas durante sua passagem pela gerência da Almada Creperia. Galera aprovou! Barriga cheia, algumas cervejas a mais para arrematar o dia, e cama!

05/09/2011 - 2º dia

Já que na Juréia sempre vamos pra cama cedo, pois nem TV lá tem, acordamos cedo também. O combinado era que, quem acordasse primeiro, ia na padaria buscar os pães. Eu, claro, não fui em nenhum dia! Nesse primeiro dia Lu e Ernani foram os felizardos!

Café da manhã tomado, hora de ir para a praia, curtir o dia de sol que fazia. Era hora também de nós, os homens da viagem, provarmos porque somos mais evoluídos, tentando montar a tenda, contra o vento! Depois de alguns minutos quebrando a cabeça para encaixar cada bendita haste da tenda, hora de abrir a primeira gelada do dia e curtir a brisa do mar!

O Sol fez questão de aparecer, 100%! Nem o vento forte atrapalhou o dia. Alice curtiu mais a praia do que a Duda, que ficou com "nojinho" da areia e tem medo do mar! O jeito era ficar andando de um lado para outro com ela, hora no colo, hora de mão dada para ela praticar seu andar! Pra quem ainda não é pai, não sabe o quanto isso é bom de ser apreciado. Entre uma "caminhada" e outra, da-lhe Itaipava gelada, com uma saladinha de tomate e azeitona, ou um queijinho com presunto picadinho!

Como o Sol não enche barriga, muito menos os aperitivos, uma hora teríamos que ir embora pra casa! A patroa e a Duda foram primeiro, o resto da galera, depois! Mais uma vez, nós, os homens da viagem, demonstramos nossa habilidade manual, ao desmontar, em tempo recorde, a tenda! E olha que tinha bastante Itaipava no "pote" pra ajudar! Tenda desmontada, algumas fotos "sem noção" tiradas, bora pra casa! Hoje o cardápio seria churrasco!

Banho tomado, hora e esquentar a barriga na churrasqueira! Não sei se foi proposital, para não ter que acender a churrasqueira, mas o Ricardo foi ter seu momento espiritual das férias! Sumiu! Sim, sumiu em uma caminhada solitária, deixando o Ernani quase aos prantos de preocupação! Confesso que ficou meio gay este momento sentimental do Ernani, mas é irmão, fazer o que?!

Depois de quase 01:00 hora sumido e boa parte do carvão queimado, eis que surge o Ricardo, molhado de um banho noturno no mar! Ernani sentiu o alívio e aí sim tomou cerveja direito! Enquanto isso, o XaX, este que vos escreve, tirava a cada minuto um bife de maminha da grelha, no ponto e com sal a gosto (de todos)! Completando a grelha ainda tinha, tulipinha de frango, linguiça apimentada e o tradicional pão de alho! "Vem ni mim, 100 kg"!

De novo, de barriga cheia, cheirando a fumaça, hora de dormir!

06/09/2011 - 3º dia

Um tal de vento Sul na noite anterior frustrou nossas férias! Trouxe, além de frio, chuva para a Juréia! Na quarta feira não teve praia! O jeito foi ficar na casa, bebendo e comendo, pra variar!

Depois de algumas Itaipavas, fui fazer companhia para a Duda no quarto escuro! Dormi a tarde toda, recuperando as energias! Enquanto eu dormia, Ricardo e Ernani queimaram umas carnes na churrasqueira pra alimentar a galera! Ao acordar, um truco para animar a galera ao som de um Chitãozinho e Xororó ao vivo! E da-lhe Itaipava com salaminho!

Como a chuva não deu trégua, ficamos de molho dentro da casa. Já a noite, hora da janta. O cardápio, e o comando da cozinha, voltou para as mãos da patroa! Na quarta, pra combinar com o dia frio e chuvoso, ela mandou um Strogonoff de frango, aprovadíssimo pela galera da casa, já que quase não foi preciso lavar a panela!

Como o dia foi de molho, nada melhor do que dar mais uma dormidinha! E foi o que todos nós fizemos! Eu, mais cedo do que todos. A galera ainda ficou na cozinha degustando os drinks que o Ricardo preparava! Fiquei sabendo, no outro dia, que o sucesso da noite foi uma batida de kiwi com vodka e Halls preto. Na próxima eu experimento!

07/09/2011 - 4º dia

Fim de férias! Hora de levantar acampamento e partir de volta à Franca do Imperador! Bagagens carregadas logo após o café da manhã, hora de acertar a conta da viagem! Logo depois das contas acertadas, partimos, debaixo de chuva, para a viagem de retorno.

De Iguape à Régis Bittencourt, caminho tranquilo, sem muito movimento. Chegando na BR-116, logo no trevo, já nos deparamos com um congestionamento que nos segurou por mais de 01:00 hora até chegarmos em Miracatu, onde finalmente o tráfego andou.

Até o Rodoanel Mário Covas, o Kadetão e o Santanão foram juntos. Dali pra frente, Ricardo e família seguiram para Franca. Eu, Mi e Eide ainda passaríamos pela 25 de Março, em São Paulo, para ver se pegaríamos as lojas abertas, já que a Mi ia aproveitar a viagem para fazer compras a trabalho! Demos com os burros nágua! As lojas fecharam as 14:00 horas e, por conta do engarrafamento que enfrentamos, chegamos na capital apenas as 16:00 horas! Fica para a próxima semana as compras da patroa!

Mesmo com a fome dando sinal de vida, partimos pela Bandeirantes. Nossa parada para almoço/jantar seria apenas no quilômetro 125 da mesma, no Graal de mesmo nome! Durante a refeição, ainda pude assistir ao primeiro tempo de Brasil e Argentina, pelo Pré Olímpico de Basquete. Já que o pessoal fez o favor de tirar do jogo para colocar na novela das 18:00 horas, o jeito foi seguir viagem!

Quase 21:00 horas da noite, desembarcamos a Eide e rumamos para casa, finalmente! Mesmo sendo em férias, a viagem cansou! Ah, e o meu recorde do "Sem Parar", apesar de todo o cuidado, foi de 76 km/h! Se o papo das multas por excesso de velocidade no pedágio não for mais uma lenda urbana, dancei!